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AMA - RIBEIRÃO PRETO

O QUE É?
A Associação de Amigos do Autista de Ribeirão Preto (AMA-RP) é uma Associação Civil sem fins lucrativos, de caráter educacional, com a finalidade de promover os direitos humanos através da prestação de serviços educacional, de saúde e de assistência social com ações específicas à pessoas com transtorno do espectro autista.

COMO ATUA?
Atualmente, a AMA-RP oferece atendimento interdisciplinar aos usuários dividindo-os em duas turmas de meio período cada, agindo principalmente em educação, saúde e assistência. Entre os programas desenvolvidos destacam-se:

AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO
O diagnóstico clínico, previamente agendado, é feito na AMA-RP por um psiquiatra infantil, utilizando os critérios diagnósticos do DSM - IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) ou CID - X (Classificação Internacional de Doenças). A avaliação psicopedagógica é feita pela coordenadora pedagógica após o usuário ter sido diagnosticado como pessoa com autismo. Esta avaliação é feita verificando-se habilidades e déficits do sujeito através de anamnese realizada com os responsáveis.

Atendimento educacional, terapêutico
e clínico para as pessoas com autismo

Atendimento educacional
O início de um trabalho interdisciplinar e bem estruturado deve iniciar logo que se tem o diagnóstico, ao mesmo tempo que inicia-se o trabalho de esclarecimento, orientação e apoio familiar.
Quanto mais cedo iniciar o processo educacional e terapêutico com bons profissionais, maiores as chances deste sujeito vir a se tornar um adulto mais feliz, integrado à sociedade e ao trabalho.
Os procedimentos educacionais para pessoas com autismo, precisam ter como princípio a integração, a funcionalidade, a produtividade e a independência.
As propostas educacionais devem explorar o uso de recursos auxiliares, onde cada área deve ter um programa geral e cada usuário segue um programa individual.
A educação altamente estruturada, voltada para o desenvolvimento de habilidades, tem se mostrado muito eficiente em todo o mundo e também na
AMA-RP, onde procuramos desenvolver ao máximo habilidades sociais, funcionais e de linguagem.
O nosso programa educacional tem como base, o programa TEACCH ( Tratamento e educação para crianças com autismo com distúrbios correlatos da comunicação) aliado ao Currículo Funcional Natural.
Estes programas nos permitem a definição de planejamentos educacionais bastante estruturados, em uma prática predominantemente psicopedagógica baseada em princípios como:

- Áreas de competência e interesses: todos os usuários tem suas áreas de competência, pontos fortes e interesses que podem se tornar mais funcionais para eles;
- Avaliação cuidadosa e constante: todos os usuários tem potencial para desenvolver, melhorar suas habilidades, desde os mais graves até os de alto nível funcional que podem ler e escrever. Todas as pessoas com autismo têm lacunas nas habilidades e todas tem potencial para progredir, por isso a necessidade de sempre estar avaliando os usuários e os planejamentos;
- Assistência para a compreensão do sentido: todas as pessoas com autismo tem limitações na habilidade de entender o sentido de suas experiências. A dificuldade de entender ou aprender o sentido é central no autismo:
- A resistência como resultante da falta de entendimento: boa parte dos comportamentos que as pessoas com autismo apresentam é devido a sua dificuldade cognitiva em entender o que se espera deles. Por isso muitas vezes a resistência em colaborar:
- Colaboração dos pais:É importante que o planejamento educacional esteja inserido no ambiente onde o sujeito vive e que irá viver quando adulto.
Devemos ensinar ao sujeito com autismo que seu ambiente tem sentido, que tudo neste mundo tem causa e efeito. Além dos trabalhos educacionais desenvolvidos em sala, os nossos usuários também tem educação física, lazer, atividades de vida autônoma e social, atividades externas em supermercados, lanchonetes, padarias e Shopping Centers, bem como, atividades de oficina artesanal, sempre com o objetivo de preparar o indivíduo para a vida autônoma e produtiva.

Atendimento Terapêutico
Faz parte do trabalho interdisciplinar: os atendimentos de fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, psicologia e assistência social.

Atendimento Clínico
A avaliação clínica de nossos usuários, bem como o controle medicamentoso (daqueles que fazem uso de medicamentos) é feita pelo psiquiatra que atende na AMA-RP, ou outro profissional de escolha da família.

ORIENTAÇÃO E ESCLARECIMETO ÀS FAMÍLIAS DOS ALUNOS
Frequentemente, as famílias se reúnem com a psicóloga para discutirem questões relacionadas ao espectro autista, bem como receberem orientações específicas sobre seus filhos e trocarem informações e experiências. Acreditamos que, quanto mais envolvidas as famílias estiverem com o trabalho realizado na AMA-RP, mais eficaz será o tratamento e consequentemente a evolução. Alguns pais são orientandos a buscarem terapia de grupo ou individual com psicólogo de sua escolha.

ORIENTAÇÃO DE PROFISSIONAIS
Todas as sextas-feiras a equipe de profissionais reúne-se com a psicóloga para discutir os trabalhos semanais realizados com cada um dos usuários, bem como para atualizar seus conhecimentos em discussões de grupos de estudos com assuntos relacionados ao autismo. Sabemos que a qualidade do tratamento está ligada à profundidade da informação.

ESCLARECIMENTO A COMUNIDADE EM GERAL
Ainda hoje o autismo é apenas parcialmente conhecido pelos médicos e totalmente ignorado por grande parte da população. Sabendo disso, a AMA-RP preocupa-se em fazer chegar a estas pessoas, folhetos, folders e tablóides que falem sobre autismo, no intuito de esclarecer a população sobre este intrigante tema. Também contamos com a colaboração dos operadores de telemarketing que estão sempre em contato com a população, explicando sobre a AMA e solicitando a colaboração financeira da comunidade.

QUEM ATUA?
A AMA-RP possui um quadro de funcionários, estagiários e voluntários, formando uma equipe interdisciplinar. O quadro de funcionários é composto por: Coordenadora Geral, Supervisora Administrativa, Psiquiatra, Coordenadora pedagógica, Psicólogos, Pedagogos, Educador físico, Terapeuta ocupacional, Fisioterapeuta, Fonoaudióloga, Assistente social, Secretária, Motorista, pessoal de limpeza, Cozinha e Operadores de telemarketing.
A diretoria (Presidente, Tesoureiro, Secretária, etc.) é formada por sócios da AMA-RP, voluntários.

 

 

 

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